MILK´S ROTA - vence a Final Belo Horizonte do Ideas for Milk
12/11/2016 por Eunides Santos

No dia 12 de novembro de 2016, a Solução SCL ROTA - sistema de coleta de leite, apresentada por Juscelino Pereira e Otavio Fernandes, foi a Startup vencedora, da final local em Belo Horizonte, na primeira edição do Ideas For Milk, sob responsabilidade da Embrapa. 

O evento foi realizado durante a Finit (Feira Internacional de Negócios, Inovação e Tecnologia), a proposta vem sendo desenvolvida desde 2014, quando a equipe percebeu que os laticínios e cooperativas tinham problemas no controle e na segurança dos dados de coleta do leite. 

A ideia foi desenvolver uma plataforma para automatizar o controle da coleta nas propriedades rurais e da entrada do leite nas indústrias laticinistas, aumentando a produtividade e reduzindo custos do processo. "A gente visitou 50 laticínios nos últimos meses. Identificamos que os registros das informações de coleta eram feitos de forma superficial, incompleta e, às vezes, geravam erros de interpretação no momento de serem transcritos. Estas falhas causam prejuízos ora para o produtor de leite ora para o laticínio", explicou Otávio Fernandes na apresentação.

Após ganhar a premiação o SCL Rota mudou de nome e passou a se chamar MILK´S ROTA. A ferramenta tem uma interface intuitiva e descomplicada para que operadores com menor nível de conhecimento tecnológico sejam capazes de usá-la. O transportador, o caminhão e a propriedade rural são identificados por códigos inseridos em tags NFC (Near Fiel Communication). Essas tags permitem a troca de dados de forma rápida e automática, quando o transportador aproxima ou encosta o celular. Outra característica relevante é que o Milk´s rota funciona mesmo sem sinal de internet.

Mais informações podem ser vistas em www.milksrota.com.br.

 

Fonte: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/18266861/scl-rota-vence-a-final-belo-horizonte-do-ideas-for-milk